O Que o Empresário Deve Observar na Economia?

setembro 9, 2020

É fato, que você, enquanto empresário, exerce papel fundamental em nossa economia, sendo o motor para o seu crescimento. Porém, o empreendedor deve também observar e entender a economia e suas mudanças para tomar suas decisões do dia-a-dia, ainda mais em tempos de crise como os atuais.

Muitas vezes o empreendedor subestima a importância e o impacto que os indicadores macroeconômicos podem vir a exercer sobre o negócio. Todavia, você deve sempre ter em mente que em tempos de economia em baixa, é preciso acompanhar com atenção e prever movimentos para não ter prejuízo.

Em situações adversas, a demora em reagir pode ser fatal para as pequenas empresas. Você deve estar ligado ao que está acontecendo na economia e como isso afeta o seu negócio, olhando sempre para o futuro.

Quais indicadores devo observar na economia?

Dessa forma, 5 indicadores são muito importantes de serem acompanhados, sendo eles: Inflação, Taxa Selic, Taxa de Câmbio, Endividamento da população e Gastos do Governo.

Inflação

Na prática, a inflação ajuda a medir se as coisas estão indo bem ou não na economia. Uma inflação alta significa que os preços estão subindo acima do esperado e, por trás desse nível inflacionário, podemos observar também a possibilidade de um aumento de custos de produção, tanto de insumos quanto da remuneração dos funcionários. Esse é um parâmetro importantíssimo porque afeta o custo dos produtos se serviços que você comercializa.

Taxa Selic

Basicamente, a Taxa Selic nos mostra o que o governo está fazendo para controlar a inflação. O valor da taxa é uma média dos juros pagos pelo governo por empréstimos em bancos.

Quanto maior a taxa, mais caro fica o crédito para os consumidores e as empresas. Dessa forma, com Selic elevada, menos dinheiro circula e isso pode impactar diretamente as vendas da sua empresa.

Taxa de câmbio

Deve ficar claro que, à medida que a moeda nacional se desvaloriza, o empresário que importa seus produtos começa a ter impactos sobre seus custos. Sendo assim, se o empresário repassa este aumento de custo ao consumidor, a demanda pode cair e a inflação ser aumentada.
Já para os empresários que são exportadores a notícia é boa. Se ele tem negociação estabelecida em dólar e vende para fora do país, está obtendo bons resultados.

Endividamento da população

O grau de endividamento da população é medido por vários órgãos. Se o seu negócio é muito dependente de vendas a prazo, é preciso ficar atento a este indicador. Se o nível já está alto, mostra que as pessoas não têm como pegar mais crédito no mercado.

Gastos do governo

Por fim, você deve estar pensando, o que os gastos do governo têm a ver com o seu negócio? Não se esqueça que o governo também é um grande consumidor da economia, seja gastando para a manutenção da máquina governamental ou mesmo com os vencimentos dos seus funcionários que são participantes do mercado de consumo.

Dessa forma, fica evidente que gastos elevados, demanda mais aquecida e produção abaixo do esperado desembocam na inflação. Temos que tomar cuidado com o aumento de demanda sem a evolução proporcional em termos de produção.

O empresário e a economia

É sempre importante lembrar que o empresário exerce um papel fundamental na sociedade, não somente pela atividade por ele exercida, mas também pela sua função social. Tal função faz realmente diferença no desenvolvimento local, regional ou até de um país.

Ao gerar empregos, pagar tributos, preservar o meio ambiente, criar programas de desenvolvimento para seus empregados e bem-estar para seus familiares, haverá significativa melhora nas vidas das pessoas que se relacionam, direta ou indiretamente, com aquele empreendedor.

Portanto, importante papel do empresário no desenvolvimento econômico, especialmente na atual conjuntura econômica, fará toda diferença para o país. Contudo, fica claro que essa não é apenas uma responsabilidade dos empresários.

Há de ser feito um trabalho conjunto, com medidas responsáveis por parte do Estado, para que todos possam caminhar juntos, cada um com seu nível de responsabilidade, a fim de se permitir o crescimento do país e a inclusão do Brasil no merecido cenário econômico, voltado ao desenvolvimento social e investimento em programas capazes de fomentar o crescimento do país.

O que nos move é a realização do seu sonho!

Menor taxa de juros do mercado para investir na sua empresa