
O que é a margem de contribuição e como utilizá-la
A Margem de Contribuição nada mais é que um indicador econômico-financeiro o qual possui a função de nos informar exatamente se a receita de uma empresa é suficiente para pagar os custos e as despesas fixas e, além disso, obter lucro. Cabe lembrar que o volume de vendas de uma empresa não é sinônimo de lucratividade, sendo assim essa é uma informação fundamental para o negócio.
Dessa forma, calcular a margem de contribuição é uma tarefa super importante e precisa ser feita de maneira regular. Todavia, embora seja bastante crucial e indispensável para a formação do preço de venda dos produtos/serviços e a análise das condições financeiras da empresa, a conta não é nada difícil. Vamos nessa?
Mas afinal, o que é margem de contribuição?
A margem representa quanto que o lucro de cada produto irá contribuir para que a empresa cubra todos os seus custos e despesas e ainda assim gerar lucro. A partir da margem, é possível você calcular o ponto de equilíbrio, que conforme visto no artigo anterior, nos mostrará a quantidade mínima de produtos que precisará vender para então começar a obter lucro.
Para se obter o indicador, deve se utilizar a seguinte fórmula:
Margem de Contribuição = Valor das Vendas – (Custos Variáveis + Despesas Variáveis)
Contudo, saber como calcular a margem de contribuição de forma correta exige o conhecimento de alguns conceitos. Inicialmente, devemos saber a diferença entre custos e despesas.
Basicamente, custos são todos os recursos necessários para a fabricação e desenvolvimento do produto oferecido. Já as despesas estão relacionadas aos gastos que não impactam diretamente no produto.
Além disso, é necessário distinguir custos e despesas fixas e variáveis. Sem entender esses conceitos, o cálculo poderá ser feito de forma errada e os resultados serão imprecisos. Com as informações corretas em mão, você poderá calcular a margem de contribuição. Você pode rever essas informações aqui no blog.
Exemplificando, imagine que a sua empresa deseja vender 100 unidades de certo produto ao preço unitário de R$ 50,00. Para produzir cada unidade desse produto há um custo de R$ 25,00 e, também, uma despesa variável de R$ 10,00. Dessa forma, teríamos:
Unitário | Total | ||
(+) | Receita Operacional | R$ 50,00 | R$ 5.000,00 |
(-) | Custos dos Produtos (CPV) | R$ 25,00 | R$ 2.500,00 |
(-) | Despesas Variáveis | R$ 10,00 | R$ 1.000,00 |
(=) | Margem de Contribuição | R$ 15,00 | R$ 1.500,00 |
(=) | Margem de Contribuição (%) | % 30% | 30% |
Quando e para que devemos usar a margem de contribuição?
A margem de contribuição é essencial para o planejamento da empresa, principalmente, se considerarmos que ela pode ser fixada como meta no momento da definição do preço de venda dos produtos e serviços.
Caso você não conheça a margem de contribuição, pode ser que esteja obtendo prejuízo, ainda que esteja vendendo muitos produtos. Isso se deve ao fato de ser este número que irá garantir a cobertura do custo fixo e da geração de lucro do negócio após a empresa ter atingido o seu ponto de equilíbrio.
Sendo assim, com base na margem de contribuição, será possível que você planeje suas promoções, estipule metas do time de vendas para aumentar a venda de produtos específicos, ajuste o preço dos itens que tenham uma margem menor, entre outras decisões relacionadas à precificação de seus produtos.
Exemplificando, imagine que ficou decidido aumentar o preço de certo produto para melhorar a margem de lucro. Porém, calculando a margem de contribuição, observou-se que ela não chegou ao mínimo esperado. Ou seja, o negócio até estava obtendo mais receita com o aumento do preço, mas não o suficiente para garantir o lucro esperado.
Concluindo
Dessa forma, é evidente que a compreensão da margem de contribuição, além de auxiliar na precificação, é fundamental para o acompanhamento das estratégias da empresa (no momento de desenvolver o planejamento orçamentário) e para auxiliar nos seus resultados, principalmente quanto ao aumento das vendas e reavaliação de custos e despesas.
Mais do que saber calcular a margem de contribuição é importante saber quando utilizá-lo e, embora não exista uma recomendação geral sobre qual é o melhor momento para recorrer a este cálculo, acompanhar o resultado deste cálculo dará à sua empresa muito mais recursos para administrar as finanças com mais confiança e critério.
Sendo assim, incorpore o mais rápido possível o cálculo da margem de contribuição nas rotinas gerenciais de sua empresa que, aliado a outras técnicas importantes de gestão, irão proporcionar a sua empresa um crescimento com segurança e de forma sustentável.
Espero que este artigo tenha sido útil a você. Toda semana publicamos aqui artigos relacionados a planejamento financeiro, orçamento e acompanhamento econômico-financeiro. Fique à vontade para compartilhar ele com seus amigos.
Renan Luquini é economista, especialista em economia e finanças pela UENP e mestre em economia regional pela UEL. Professor de macroeconomia da Kroton Educacional e professor da pós graduação em Economia Empresarial da UEL. Além disso, é consultor na área de economia e finanças e colunista do portal F5 Dinheiro.