Como a microeconomia impacta nos seus negócios?

setembro 17, 2020

Como a microeconomia impacta nos seus negócios?

Sem dúvida você já ouviu falar desses termos, não é mesmo? Você é, a vida inteira, regida por eles. Esses são conceitos muito relevantes para o entendimento econômico da sua empresa.

 Quando se fala em Oferta nos referimos à quantidade de um produto ou serviço disponível no mercado. Já quando falamos sobre a demanda queremos dizer sobre a quantidade de produtos e/ou serviços que o consumidor está disposto a comprar.

Quando é difícil de encontrar um determinado produto à venda, mas existe demanda para ele, ou seja, consumidores querendo comprar este produto, ele terá mais valor, não é mesmo?

Sendo assim, o preço deste produto, embora tenha relação com o seu custo ou margem de lucro, responderá à lei da economia da oferta e procura. Dessa forma, a “regra” do jogo é a seguinte:

  • Se a demanda é maior que a oferta (mais clientes dispostos a comprar do que produtos disponíveis no mercado) maior será o preço de venda desse produto ou serviço.
  • Se a oferta é maior que a demanda (muitos produtos disponíveis e pouco interesse dos clientes) menor o preço de venda do produto ou serviço.

Ou seja, com base nessa lei podemos entender melhor o momento ideal para você investir na ampliação do seu portfólio de serviços ou produtos, decidir a quantidade que deve ser produzida e, além disso, buscar diferenciais competitivos.

Como essa lei interfere na minha empresa?

Com certeza ela deve ser levada em consideração na hora de tomar algumas decisões. Sendo elas:

Para controlar o estoque: o conceito de oferta e demanda, lhe ajudará a identificar as movimentações do mercado e ser mais assertivo no seu planejamento de produção, o que evitará que os seus produtos fiquem parados no estoque ou que a sua produção não dê conta da demanda.

Para formar o preço dos produtos: Essa lei acaba ditando os preços no mercado. Se você observar uma movimentação de redução no consumo, por exemplo, ou entende que existem muitos produtos concorrentes ao seu, preço poderá abaixar o seu preço como um diferencial competitivo.

Para investir em marketing e propaganda: Se você oferece um produto ou serviço diferenciado, com poucas opções no mercado, vale um investimento maior, com ações e estratégias melhores. Todavia, se o seu diferencial é o seu preço, você pode contar com meios de divulgação mais baratos, que atingem o máximo de pessoas pelo menor custo.

Para se antecipar a concorrência: Estar de olho no que estão fazendo seus concorrentes é imprescindível para você conseguir antecipar as soluções, inovações ou diferenciais, com o objetivo sempre estar à frente deles.

O que irá afetar a minha oferta?

Questões sazonais e naturais

Um exemplo são os casacos que podem ser vendidos por um maior preço durante o inverno e, quando muda a estação, as peças perdem valor. Assim, começam as liquidações, onde os valores caem bruscamente.

Novas tecnologias

Uma empresa que invista em um equipamento mais moderno, por exemplo, pode superar o volume de produção ou criar produtos inovadores.

Governo

Determinados municípios podem oferecer benefícios para as empresas que que se instalem lá. Com isso, um concorrente que chegue, pode rapidamente mudar o cenário de consumo da sua região.

Quais são os fatores que afetam a demanda?

Preferência e hábitos dos consumidores

É preciso entender as tendências e preferências do seu segmento, como e porque ele compra esses produtos e até onde você pode gerar valor junto a esse público.

Fama do produto

Um exemplo simples é a Apple e seus iPhones. É possível cobrar um preço bastante elevado que, ainda assim, pessoas farão filas quilométricas para comprar um lançamento do modelo.

Distribuição de renda

Consumidores de classe alta, por exemplo vão muitas vezes buscar por produtos diferenciados e com maior valor agregado. O que não se pode dizer com certeza quanto aos consumidores de baixa renda.

Preços de outros produtos/serviços

O consumidor faz pesquisa de preço, seja para comprar o mais barato, seja para buscar a opção mais cara para se diferenciar.

Como gerenciar a oferta e demanda na sua empresa

Pode parecer que essas alterações são sejam possíveis de se verificar, porém você pode com toda certeza entender o comportamento do mercado, observar a posição do seu produto e serviço nesse ambiente, acompanhar as tendências do seu público e fazer projeções.

Para isso é importante ter um bom controle de compras, de estoque e de produção, criando assim oportunidades para aumentar sua demanda e permitindo a prática de preços mais competitivos e interessantes para o resultado financeiro da sua empresa.

Por fim, invista em uma boa ferramenta de gestão. Um bom sistema ERP vai centralizar as informações e fornecer dados para análise com mais rapidez, permitindo a tomada de decisões com a velocidade que o mercado exige.

Espero que mais este artigo tenha sido útil a você. Toda semana estão publicamos artigos relacionados as finanças de sua empresa. Fique à vontade para compartilhar ele com seus amigos.

 

Renan Luquini é economista, especialista em economia e finanças pela UENP e mestre em economia regional pela UEL. Professor de macroeconomia da Kroton Educacional e professor da pós graduação em Economia Empresarial da UEL. Além disso, é consultor na área de economia e finanças.

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