QUANDO A MINHA EMPRESA PRECISA DE UM EMPRÉSTIMO?

dezembro 9, 2020

Basicamente, é quando sua empresa necessita de um capital imediato. Optar por um empréstimo precisa ser algo cuidadosamente analisado, uma vez que a parcela contraída deve se enquadrar nas condições de pagamento da empresa. Uma dica é realizar uma análise da previsão de faturamento. Assim, é possível estabelecer uma estratégia para aplicação e destinar o crédito de maneira inteligente. Contratar um empréstimo, não significa que a empresa está indo mal, pelo contrário, empresas que tem acesso as melhores linhas de crédito, são aqueles que tem um bom controle gerencial e uma boa saúde financeira.

O início da empresa

Geralmente, o início das atividades necessita de capital inicial para dar os primeiros passos, sendo eles a contratação de mão de obra, a compra de móveis, capital de giro inicial ou as despesas de rotina.

A abertura de filiais ou de unidades

Nesse caso, empresas que recorrem a empréstimos para subsidiar uma mudança de endereço por causa de processos de expansão (ou até mesmo outros fatores inesperados) podem encontrar em financiamentos ótimas opções para atingir o objetivo.

É importante lembrar que o processo de expansão, abertura de filiais ou unidades de negócio demandam o mesmo esforço de abertura de uma empresa. A decisão de empréstimo para estas situações deve ser analisada com muito cuidado, levando em consideração a melhor forma de captação dentro do melhor prazo e condições de pagamento.

A ampliação e modernização

O cenário mercadológico atual, exige que as empresas acompanhem a tendência tecnológica para se manterem competitivas. Investir em modernização – seja em novos equipamentos ou mão de obra mais especializada – pode ser benéfico, além de oportunizar a expansão dos negócios.

No caso de equipamentos, é preciso calcular as despesas com a manutenção, evitando a ociosidade dos equipamentos e dos espaços físicos.

Antes de qualquer decisão, analise as necessidades e veja a possibilidade de terceirizar antes de adquirir — principalmente no momento inicial de abertura do negócio. Em muitos casos, essa estratégia é mais vantajosa.

Capital de giro

O capital de giro é a diferença entre os recursos disponíveis em caixa e a soma das despesas e contas a pagar. Se esse saldo está negativo, seria interessante considerar um crédito para viabilizar o capital positivo e consiga expandir ou financiar suas atividades diárias. Evitando pagar taxas muito altas ao não pagar contas em dia, se endividar ou usar o cheque especial.

Não esqueça o prazo de quitação

Um ponto que deve ser considerado é o prazo para quitação do empréstimo. Dê preferência para pequenos aportes e com curtos prazos de pagamento.

Garanta também um destino do crédito para a real necessidade da empresa e utilize-o de forma gradual, sempre avaliando a aplicação com o retorno do investimento.

Compare!

Faça mais de uma simulação e escolha aquela que representa a maior economia no final. Muitas empresas não fazem essa comparação e no fim das contas acabam pagando juros exorbitantes. Sem falar que muitos empresários nem se dão conta que existem linhas de crédito mais baratas e vantajosas no mercado.

Cada instituição financeira tem as suas próprias taxas, e a pesquisa de mercado é a melhor forma de contratar um empréstimo que se enquadre no orçamento da organização,

De forma geral, as melhores linhas de crédito serão sempre aquelas que a empresa consegue o que precisa, nas condições ideais e que estão de acordo com o momento financeiro da instituição.
A Garantinorte oferece vantagens reais e representa uma economia significativa nas operações de crédito. Não deixe de falar com um agente de crédito antes de contratar um empréstimo!

Espero que mais este artigo tenha sido útil a você. Toda semana publicamos artigos relacionados as finanças de sua empresa. Fique à vontade para compartilhar ele com seus amigos.

Renan Luquini é economista, especialista em economia e finanças pela UENP e mestre em economia regional pela UEL. Professor de economia da Kroton Educacional e da Pós-graduação em Economia Empresarial da UEL. Além disso, é consultor de economia e finanças na RHL Consultoria.

O que nos move é a realização do seu sonho!

Menor taxa de juros do mercado para investir na sua empresa