Série Hackeando o empreendedorismo – Gestão, comunicação, pessoas e faturamento

setembro 27, 2022

Continuando nossas dicas para hackear o empreendedorismo, construímos essa matéria com foco em gestão, por aqui vamos falar sobre comunicação, pessoas e faturamento. Assim como na parte 1, reunimos aqui as melhores dicas desses temas para levar a sua empresa a um novo nível. Se você ainda não leu a parte 1 desse tema, clique aqui.

Já falamos sobre organização e produtividade, pontos que fazem a diferença na vida das pessoas que decidem empreender. No blog de hoje nosso foco será na gestão, abordaremos a gestão de pessoas, a comunicação e o faturamento da organização, com dicas para facilitar cada um desses aspectos.

Pode ser que você também goste de ler: Indicadores de endividamento, porque é importante olhar para eles e Quando saber que a minha empresa precisa de um empréstimo.

Gestão

E vamos a primeira dica desse tema: aprenda a fazer gestão. Um empreendedor precisa de propósito, foco, capital mas, acima de tudo, precisa ser um bom gestor. Gestão de tarefas, gestão de tempo, gestão de pessoas, gestão de metas… O trabalho de gestão está totalmente ligado com as dicas que abordamos na parte 1, você só consegue fazer uma boa gestão se tiver conhecimento daquilo que pretende gerir, planejamento e capacidade de fazer as coisas acontecerem.

Ser um bom gestor não significa saber desempenhar com excelência em todas as áreas, gerir é saber gerenciar pontos fracos, e ter a capacidade de delegar quando necessário. Um bom gestor é aquele que sabe a hora de pedir ajuda.

Ser um bom gestor é uma necessidade independente do tamanho da sua empresa. Quem é MEI e trabalha sozinho, por exemplo, precisa de uma boa gestão tanto quanto o dono de uma média empresa com muitos funcionários. São diferentes necessidades mas a capacidade de gestão precisa existir em ambas. 

Cursos de gestão, mentorias e contratar consultores especializados são boas opções para aprimorar sua gestão.

Pessoas: Foco no cliente e foco no funcionário

Uma outra dica recorrente no universo do empreendedorismo é: foque nas pessoas. Fazer seu produto ou serviço focado no seu cliente é o ponto de partida para um desempenho excelente, assim como, possibilitar um ambiente favorável para as pessoas envolvidas no seu negócio (funcionários, parceiros e fornecedores). 

Antes de tudo, seu serviço ou produtos precisam ser de interesse do seu cliente, é para servir a ele que sua empresa existe. Então, saiba quem é seu cliente ideal e prepare a jornada do seu serviço ou produto para ele. Pense em como solucionar da melhor forma aquela questão que seu produto ou serviço nasceu para solucionar, procure saber o que mais seu cliente consome e qual o comportamento dele antes e depois que adquire seu produto. Pensar o produto ou serviço como cliente e não como empresa é um ponto de partida para aprimorar processos e o que você oferece ao mundo.

Além disso, tenha um olhar especial para as pessoas que estão ao seu lado, as pessoas que trabalham com você, pessoas que sua empresa têm algum tipo de parceria e pessoas que fornecem mercadorias para o seu negócio. Essas pessoas precisam ter sua confiança, acreditar no seu serviço/produto e serem defensores em potencial da sua marca.

Comunicação e marketing 

Falando em defensores da marca, vamos para um ponto importante do empreendedorismo: preocupe-se com o que as pessoas pensam do seu negócio e com a imagem que ele passa. Essa preocupação não é superficial ou dispensável, você depende do imaginário dos consumidores para atrair clientes e uma marca bem construída é imprescindível.

Dicas do que você pode fazer para melhorar a comunicação da sua empresa:

  • invista em uma identidade visual, é importante que um nome, cor e/ou símbolo possam traduzir sua marca, e fazer as pessoas lembrarem dela;
  • esteja nas redes sociais: crie conta em uma rede social relevante para o seu negócio (Instagram, por exemplo) e alimente, pelo menos, com informações básicas sobre o seu negócio. Você não precisa se tornar um influenciador digital, mas é importante ter alguma presença online, para que as pessoas possam acessar informações sobre seu produto ou serviço, possam entrar em contato com você e também possam avaliar sua conexão com pessoas que elas conhecem;
  • empatia: seja na comunicação online, por ligação ou pessoalmente, um atendimento empático pode ser o diferencial para fechar uma venda ou não. Portanto, invista em uma comunicação que fale com seu público alvo da melhor maneira possível e que corresponda às expectativas dele de um bom atendimento.

Faturamento

Todas as dicas que construímos ao longo dessa matéria tem o objetivo de levar sua empresa para um novo nível, principalmente, financeiro. Mas, vamos à algumas dicas que podem ajudar ainda mais a aumentar o seu faturamento: 

  • preço: faça um estudo do preço do seu serviço ou produto. verifique se seu produto ou serviço está na média dos preços da concorrência, verifique se alguns dos caminhos é viável: manter ou diminuir preço para aumentar a quantidade de venda ou aumentar valor para subir o ticket médio;
  • pense além: seu serviço ou produto tem conexão com outra coisa que você ainda não oferece? O que poderia acrescentar valor ao seu produto ou serviço sem oferecer um aumento de custo para você? tem alguma parceria que você poderia investir?
  • qualidade do serviço/produto e qualidade do atendimento: procure fidelizar seus clientes, ofereça o melhor serviço/produto possível para que ele lembre de você nas próximas vezes ou quando alguém pedir uma indicação. Seja o melhor naquilo que você se propõe a fazer, essa tem que ser a meta todos os dias. 

Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado a saber um pouco mais sobre esse universo e te ajude a pensar no empreendedorismo a partir de uma outra perspectiva. Se ficou alguma dúvida ou deseja saber mais sobre alguns dos tópicos, deixe nos comentários ou nos envie uma mensagem pelas redes sociais, vamos adorar continuar a conversa sobre esse tema.

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