gestão de custos

A necessidade de uma boa gestão de custos da empresa

julho 29, 2020

O empreendedor deve sempre ter em mente o que é o seu negócio, conhecendo todas as suas nuances e os seus objetivos. Conhecendo a sua empresa, não deixará nas mãos de terceiros cuidados essenciais como uma boa gestão de custos.

Conhecer este assunto possibilita ao empreendedor conduzir de forma eficiente a gestão financeira da empresa, controlando os custos de produção e comercialização de produtos e serviços. Além disso, o preço final dos seus produtos e serviços será totalmente influenciado pelo que foi investido para que ele exista.

Dessa forma, a empresa que não olha de forma inteligente seus custos, acaba cobrando valores que podem não estar de acordo com a realidade do negócio, podendo assim prejudicar as margens de lucro e o volume de vendas, bem como o andamento de todo o negócio.

O que é a gestão de custos?

Como falamos, todo empresário que sonha em tornar seu negócio sólido e longevo deve ter em mente que isso passa pela forma que a empresa é gerida. Naturalmente que há vários desafios nesse caminho, sendo normalmente a falta de tempo para organizar tudo isso.

Basicamente, todos os investimentos que uma empresa precisa fazer para realizar as suas atividades são chamados de custos, incluindo tanto a criação de um produto como a oferta de um serviço.

Caso você não saiba quanto do seu orçamento é destinado a garantia desses investimentos, será impossível saber a sua margem de lucro e sendo assim, de que adiantará você aumentar as vendas de sua empresa se você não sabe qual a sua lucratividade?

Sendo assim, torna-se ainda mais evidente que a contabilidade de custos é uma das importantes ferramentas estratégicas dentro da empresa, uma vez que se constitui como uma das fontes mais ricas de informação. Afinal, saber os gastos do seu negócio é questão de sobrevivência.

Quando uma gestão de custos é considerada boa?

É fato que uma boa gestão de custos da empresa proporcionará a manutenção da saúde financeira do negócio e, quando essa gestão é mal feita, os resultados serão invariavelmente afetados e haverá uma queda da produtividade da empresa.

Uma gestão de custos apropriada permite ao empresário estabelecer preços com margens de lucro maiores. Além disso, o detalhado controle possibilitará aos líderes a criação de uma estratégia de precificação, e o que isso significa?

Que por meio dessas informações, fica evidente quais são os produtos com um maior valor agregado, podendo ser vendidos a um preço maior. Além disso, são detectados quais produtos têm margem de contribuição menor, ou seja, precisam ter mais saída, compensando no volume de vendas.

Mas a pergunta que não quer calar é: como eu sei se estou executando uma gestão de custos eficaz? É necessário ter em mente, em primeiro lugar, que um bom controle depende de disciplina.

Você deve analisar constantemente os procedimentos financeiros da sua empresa, organizá-los e detalhá-los em planilhas, registrando as informações de forma organizada.

Se você souber identificar gastos desnecessários e pescar oportunidades de investimento para que sua empresa possa crescer de forma sustentável, pode-se chegar à conclusão que sua gestão está sendo realizada de forma eficiente.

Se seguidos os preceitos básicos de organização e os controles sendo efetuados com qualidade, o caminho mais provável será o de desenvolvimento e capacidade de gerir os números de sua empresa.

Custos Fixos x Custos Variáveis?

O primeiro entendimento necessário é de que os custos são divididos em custos fixos e custos variáveis.

Quanto aos primeiros, são aqueles gastos de rotina, como por exemplo o pagamento de contas de água, luz, salário dos funcionários, aluguel, entre outros.

Já os custos variáveis podem ser classificados como tudo aquilo que é gasto para produzir ou comercializar os seus produtos e serviços, ou seja, os impostos sobre mercadorias, comissões para vendedores, entre outros.

Aqui a palavra de ordem é controle. As informações geradas irão proporcionar um conhecimento aprofundado sobre a rentabilidade e desempenho do negócio. Além disso, essa gestão auxilia o planejamento, controle e desenvolvimento das diversas operações da empresa.

A dica aqui é: procure fazer um registro detalhado de todos os gastos, para que assim seja possível a identificação de investimentos desnecessários ou outros que devam receber uma maior atenção, por resultarem em uma qualidade superior ou em um aumento no volume de vendas.

Por sim, busque estabelecer um calendário ou tabela com metas mensais, o que lhe ajudará a administrar melhor os gastos da sua empresa, sejam eles fixos ou variáveis.

Quais são os seus benefícios?

A boa administração demanda muito mais do que aumentar a receita. Ou seja, em determinados momentos do se negócio e da economia, pode ser necessário focar em reduzir seus gastos ao invés de aumentar seus ganhos.

Sendo assim, diante de um mercado cada vez mais competitivo, o barateamento de insumos, matérias-primas, mão de obra e custos fixos pode afetar o bom andamento de um empreendimento. Você tem ideia de como?

Diminuição dos riscos do negócio

Não conhecer os custos da empresa pode fazer com ela feche as portas logo no início. Nessas situações, os controles financeiros são imprecisos e as informações quanto a lucratividade da empresa ficam comprometidas, o que sempre é uma grande ameaça ao negócio. É sempre bom lembrar que faturamento alto nem sempre é sinônimo de uma empresa saudável.

Precificação e competitividade

A precificação está ligada aos custos variáveis, dessa forma, para diminuir os custos de produção deve-se dar atenção aos gastos como insumos, mão de obra e comissões. A gestão de custos da empresa eleva sua competitividade, justamente, por propiciar que sua precificação seja mais eficiente, evitando que a empresa determine os preços às cegas. Muitas vezes o uso de um método inadequado pode fazer com que o lucro informado não seja condizente com o que se mostra na realidade.

Queda nos gastos

Caso a gestão de custos seja bem feita, será possível enxergar de maneira eficiente os desperdícios que passam despercebidos na correria do dia a dia. Sendo assim, por meio do gerenciamento detalhado dos gastos será possível realizar compras de insumos com maior assertividade e de acordo com a real demanda das operações.

Aumento da lucratividade

Na gestão de um negócio, uma ação tem influência sobre as outras. Nesse contexto, quando você elimina as despesas desnecessárias, os lucros costumam acompanhar esse movimento.

Afinal de contas, com menos gastos, talvez você nem precise ampliar as vendas para alcançar um resultado. Assim, fica mais fácil colocar no mercado produtos mais competitivos, o que tem ligação direta com a produtividade e a competitividade do seu negócio.

Mais qualidade para produtos e serviços

Quando a gestão é eficiente, ela proporciona condições suficientes para que suas mercadorias e serviços tenha maior qualidade. Sabendo quais são os produtos/serviços com melhor custo benefício e sucesso financeiro, poderá focar seus esforços na venda destes produtos. Dessa forma, haverá um aumento do nível de satisfação dos clientes pois eles terão sempre os produtos a sua disposição aumentando a saída e o valor agregado dos seus produtos.

Realizando um bom controle de custos, você só ganha!

Com os dados obtidos durante o levantamento rotineiro será possível conseguir informações valiosas quanto as finanças do negócio e tomar decisões de forma eficiente e pautada em informações consistentes do negócio.

Dessa forma, é evidente que se a sua empresa investir em gestão de custos eficaz, provavelmente gastará menos e lucrará mais. Lembrando que não importa o valor, vale registrar tudo o que entra e sai da empresa, pois assim ficará mais fácil atingir o crescimento almejado.

Renan Luquini é economista, especialista em economia e finanças pela UENP e mestre em economia regional pela UEL. Professor da pós-graduação em Economia Empresarial da UEL, Professor-tutor em Economia da Kroton Educacional. Além disso, é consultor na área de economia e finanças e colunista de economia do portal F5 Dinheiro.

O que nos move é a realização do seu sonho!

Menor taxa de juros do mercado para investir na sua empresa